domingo, 6 de novembro de 2011

Texto da oficina construindo histórias com o uso da web 2.0

visualizar texto

10 comentários:

  1. A oficina oferecida pelo professor Eliel foi muito interessante pois nos fez conhecer uma ferramenta importante para criação de histórias em quadrinhos na web, ferramenta essa que será bem aproveitada nas aulas na sala de informática com criação de textos de autoria dos próprios alunos o que os levará a praticar a escrita de forma criativa já que o site possibilita vários cenários para as cenas e diveros tipos de personagens.
    professora Viviane.

    ResponderExcluir
  2. A leitura e a escrita são fundamentais na vida do ser humano, pois o tempo todo, fazemos leituras do que está a nossa volta. No entanto, o difícil é registrar o que se lê. Para isso, é necessário buscar diversas formas de incertivar e estimular os alunos a gostarem de fazer o registro dessas leituras.Portanto, essa oficina foi muito interessante e útil, pois, além de atrair a atenção dos alunos, por ser na internet, aguça a curiosidade e a criatividade, um auxílio muito importante para a sala de aula.

    Prof. Ivaneide

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida nenhuma , as web é uma ferramenta de suma importância na formação do conhecimento , e ao nos depararmos com a evolução do processo de aquisição de leitura/escrita, desde a época do pergaminho até os dias atuais, onde a web disponibiliza todo o conhecimento acumulado desde aquela época, até os dias atuais de uma forma dinamica e interativa, nos mostra como a evolução das midias vem facilitando, quando usada adequadamente, o processo ensino-aprendizagem.Vale ainda ressaltar, que oficianas como a ofereciada pelo PCTE: Eliel, devem ocorrer com mais frequência no cotidiano escolar, de forma a facilitar o intermedio de demais professores com a sala de informática. Professoras Leila e Nelsa

    ResponderExcluir
  4. Prof. Jorcieny
    A oficina oferecida pelo professor Eliel foi muito importante porque nos fez cconhecer uma ferramenta importante da web que nos auxilia a fazer histórias em quadrinho. Essa é uma forma gostosa de trabalharmos produção de texto com nossos alunos porque a maioria dos alunos gosta de histórias em quadrinho. Infelismente, momentos como esses são pouco frequentes em nossa escola. Refiro-me a momentos de troca de ideias com professores.Gostei muito da Oficina! Obrigada e parabens ao prof Eliel!

    ResponderExcluir
  5. Profa. Célia
    Participar da oficina com o prof. Eliel foi muito proveitoso, uma vez que tenho dificuldades para utilizar as tecnologias em meu trabalho. Eliel demonstrou ser um ótimo professor, suas explicações forma muito claras e me deu um poco mais de segurança para trabalhar com a informática em meus planos de aula. Agradeço e aguardo a próxima oportunidade.

    ResponderExcluir
  6. Professora: Luzia S. dos S. Sobral
    Ao longo dos anos a escritas sofreu diversas transformações. Sendo assim vem se mostrando fundamental em todas as épocas. A escrita se tornou uma ferramenta de uso muito necessário e importante.
    O surgimento da escrita de textos através do computador permitiu ao professor a utilização de um recurso atrativo para as crianças nesse mundo digital. Trabalhar com hipertexto leva o aluno à produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto.
    Em minha opinião o hipertexto é uma forma de possibilitar novas formas de ler e escrever através de um texto digital no qual engloba várias informações em forma de blocos de texto. Sendo assim trata-se de um conjunto de informações textuais, podendo estar combinadas com imagens (animadas ou fixas) e sons, organizadas de forma a permitir uma leitura (ou navegação) não linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
    Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito à construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.

    ResponderExcluir
  7. Em se tratando de reflexão sobre a evolução da escrita e da leitura,esse texto é de grande valia. O mesmo possibilita melhor compreensão a respeito do hiperttexto e de como trabalhar com ele.O texto de Fernanda Gabriel Mendes fechou brilhantemente a oficina construindo histórias com o uso da web 2.0, oferecida pelo professor Eliel.Parabéns!!!
    Professora Nélida Cristina.

    ResponderExcluir
  8. Na história da humanidade tudo passa por transformações e e a escrita tambem se transformou ao longo dos anos. O interessante é que a cada mudança da escrita exige de nós uma adaptação, que nem sempre pode ser gradual, as vezes necessitamos roper com o comodismo, e nos aventurar em novos conceitos.
    A escrita no computar utilizando os hipertextos, exige uma série de conhecimentos, mas também possibilita a cada leitor construir seu conhecimento acessando links que lhe trazem informações pertinentes ao assunto em questão.
    Por tanto a escrita que sempre foi fundamental para os os professores se torna ainda mais importante com o uso da tecnologia.

    ResponderExcluir
  9. Q PORCARIA DE BLOG KKKKKKKKKKKK ESCOLA LIXO TEM Q IR TUDO PRO INFERNO............

    ResponderExcluir
  10. EU QUERO METER A ROLA ROXA MINHA NA DIRETORA SAFADA DE SALTO ALTO EU TENHO FETICHE DE PÉS....

    ResponderExcluir